FIO CULTURAL PRODUÇÕES

Cultura . Educação . Comunicação

Fiocultural@gmail.com

Coordenação: Clécia Oliveira


A Fio Cultural Produções tem a Poesia como fio condutor e mantém como base de ação o tripé 'Cultura . Educação . Comunicação'.

Além de divulgar informações sobre arte, cultura em geral e eventos culturais, também realiza atividades culturais. Uma delas é o Sarau FioMultiCultural. O evento contempla linguagens diversas e oferece oportunidades a artistas, produtores, pesquisadores, educadores e comunicadores de mostrarem seus trabalhos e interagirem com outras produções. É um espaço para encontros, formação de parcerias e fortalecimento de redes.

A Fio Cultural Produções também presta serviços de assessoria de comunicação para projetos culturais; revisão, aulas personalizadas e assessoria de produção de textos e de projetos acadêmicos e culturais; produção editorial; produção de eventos artísticos; shows musicais e outras atividades como saraus, mostras de filmes e exposições. Também realiza produções audiovisuais como curtas de ficção e experimentais, videoarte, documentários e outras; e atua na produção de atividades educativas, oficinas e cursos livres, congressos, projetos multimídia, etc.

Nas realizações, procura agregar equipes de profissionais competentes em áreas de conhecimento distintas e complementares para conduzir as produções conforme as necessidades de cada projeto.



ALGUNS PROJETOS




O Sarau FioMultiCultural é um projeto da Fio Cultural Produções. Acontece, esporadicamente, desde 2015, no Rio de Janeiro. Em 2020, ganhou versões on-line. 

O objetivo é promover e divulgar ações artísticas e culturais, integrar agentes e projetos e proporcionar reflexões e debates, com respeito às diversidades de nosso tempo. Promove encontros entre artistas e profissionais que atuam com linguagens e formatos diversos, em manifestações artísticas e culturais, além de apresentar projetos educativos e de mídia.

A Poesia é o Fio Condutor das atividades que são realizadas com base no tripé ‘Cultura-Educação-Comunicação’. 





Cine Fio é um projeto permanente da Fio Cultural Produções desde 2018. É um meio de divulgação de produções e de reflexões sobre cinema e outras obras audiovisuais como filmes, videoarte, projetos de mídia, instalações e, também, trata de outros assuntos relacionados ao audiovisual. Além disso, promove eventos como debates, rodas de conversas, mostras de filmes e vídeos, e atividades que integram o audiovisual a outras linguagens. 






Publicação de fanzines
Livros individuais,
Coletâneas independentes...  
Digitais 
E-books 
Impressos









...................................................................................

MISSÃO

*Não dissociar 'Cultura, Educação, Comunicação', compartilhar o amor pelas artes e culturas; respeitar as tradições e diversidades culturais; dar abertura às variadas manifestações artísticas e às suas variações; considerar as novas tecnologias como ferramentas agregadoras, complementares e não impositoras; diversificar as formas de ensino e comunicação com a sociedade, de forma reflexiva e em consonância com questões do nosso tempo.

* Destacar a Poesia em sua multiplicidade e possibilidades de ações e interações;
* Divulgar informações sobre arte, cultura, eventos culturais, comunicação e educação;
* Promover encontros entre produtores, artistas, comunicadores, educadores e acadêmicos;
* Prestar serviços nas áreas de Produção Cultural, Audiovisual, Editorial, Letras e Comunicação.


O que esperar da Fio Cultural Produções
Inter/Multi/Pluri/Transdisciplinaridade; Multilinguagem; Transmídia; Ações alternativas; Atividades com participações democráticas; Parcerias; Formação de Redes; Reflexão.


...................................................................................

ANEXOS

Alguns Conceitos

(Fonte:http://odeilde1974.blogspot.com.br/2012/04/conceito-sobre-inter-trans-multi-e.html)


A Interdisciplinaridade é a integração de dois ou mais componentes curriculares na construção do conhecimento. A interdisciplinaridade buscou conciliar os conceitos pertencentes às diversas áreas do conhecimento a fim de promover avanços como a produção de novos conhecimentos ou mesmo, novas subáreas.

A Multidisciplinaridade é um conjunto de disciplinas a serem trabalhadas simultaneamente, sem fazer aparecer as relações que possam existir entre elas, destinando-se a um sistema de um só nível e de objetivos únicos, sem nenhuma cooperação.

A Pluridisciplinaridade diz respeito ao estudo de um tópico de pesquisa não apenas em uma disciplina, mas em várias ao mesmo tempo.

A Transdisciplinaridade é uma abordagem científica que visa a unidade do conhecimento. Desta forma, procura estimular uma nova compreensão da realidade articulando elementos que passam entre, além e através das disciplinas, numa busca de compreensão da complexidade.

A interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, a pluridisciplinaridade e a transdisciplinaridade são como quatro flechas lançadas de um único arco: o conhecimento.

......................................................................................









Um comentário:

  1. Brigada! Sucesso! Foi um prazer enorme saber me repartida neste concurso! Uma Vitória mis de Cuba, do mundo!
    Brigada!
    Bárbara

    ResponderExcluir