EVENTOS



...........................................

SARAU FIOMULTICULTURAL! 14/11/23 (Terça)
Das 17h às 21h, no Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ
Av. Rui Barbosa, 762, Flamengo. Entrada Franca.

Vamos comemorar 8 anos do Sarau FioMultiCultural (Fio Cultural Produções), em evento presencial, com apresentações artísticas em várias linguagens, exibição de vídeos especiais, lançamentos de livros e projetos, exposição de livretos e fanzines, além de algumas surpresas.

Informações: AQUI!

......................................

ENCONTRO FIOPOÉTICO: A POESIA VISUAL DE TCHELLO D'BARROS - 4/11/22 (sexta), às 19h30, no Canal Fio Cultural (YouTube)



Ontem, 4/11, tivemos o “Encontro Fiopoético: A Poesia Visual de Tchello d’ Barros”. O multiartista, que atua em várias linguagens e mídias, tema de pesquisas e de exposições nacionais e internacionais, esteve presente e tivemos as companhias da Profª PhD Renata Barcellos (RJ), autora do livro “Tchello d’Barros: Olhos de Lince: Poesia Visual em Perspectiva”; do poeta e escritor Cesar Augusto de Carvalho (SP), que escreveu o posfácio do livro; e, por vídeo gravado, tivemos as participações do poeta Nassau de Souza (SC) e da doutoranda Brenda Marques Pena (MG), que fizeram comentários e enviaram questões para Tchello responder ao vivo. A apresentação ficou a cargo de Clécia Oliveira, editora, jornalista, produtora e coordenadora das ações da Fio Cultural.

O evento foi uma conversa sobre Poesia Visual e sobre a obra de Tchello d’Barros. Uma ótima oportunidade para conhecer melhor o gênero, a trajetória e a diversidade dos trabalhos do artista convidado, os diálogos com outras linguagens, um pouco sobre o livro da escritora Renata Barcellos, a experiência do poeta Cesar Augusto de Carvalho dentre tantas falas relevantes numa mistura de poesia, arte, linguística... enfim, tivemos uma aula com esses professores.

A gravação está disponível no Canal Fio Cultural! Acesse: AQUI!

Informações sobre o evento: AQUI!

O “Encontro Fiopoético” traz convidados e temas atuais relacionados à literatura, outras artes, cultura, comunicação e educação. É um dos projetos da Fio Cultural Produções, que realiza produções culturais diversas, editoriais e audiovisuais.

....................................

SARAU FIOMULTICULTURAL: – 23/09/22 (sexta), 19h, no Beco das Letras – Praça da Cruz Vermelha, 40, Centro. Entrada Franca.


O Sarau FioMultiCultural acontece esporadicamente desde 2015, no Rio de Janeiro. A Poesia é o fio condutor, mas o evento é multilinguagens, além de promover encontros entre pessoas com atuações em vários segmentos e de várias regiões do Rio de Janeiro. É um dos projetos da Fio Cultural Produções, que atua sob o tripé Cultura.Educação.Comunicação e desenvolve diversos trabalhos como eventos artísticos e culturais, produções literárias, produção editorial e audiovisual. A coordenação é da poeta, produtora e jornalista Clécia Oliveira.

Este será o primeiro Sarau FioMultiCultural presencial desde 12 de março de 2020. Durante a pandemia, o formato on-line foi experimentado também com o intuito de vencer barreiras geográficas. Por isso, foi criado o “Sarau FioMultiCultural: Intercâmbio Fiopoético”, com participantes de outros estados além do Rio de Janeiro. Mas, agora, chegou o momento de estarmos juntos pessoalmente.

Realização: Fio Cultural Produções
Coordenação: Clécia Oliveira

*O evento é recomendado para pessoas com vacinação em dia.

Informações: Evento Facebook - AQUI!

#fiocultural ; #fiopoetico ; #saraufiomulticultural ; #saraus


...............



SARAU FIOMULTICULTURAL: INTERCÂMBIO FIOPOÉTICO - RJ X DF X RS - 12/09/22, às 19h30 – TRANSMISSÃO: CANAL FIO CULTURAL (YOUTUBE) – ACESSO: AQUI!



O Sarau FioMultiCultural acontece esporadicamente desde 2015, no Rio de Janeiro. É um dos projetos da Fio Cultural Produções que atua sob o tripé Cultura.Educação.Comunicação. O Sarau tem a Poesia como fio condutor, mas também a característica de ser multilinguagens e de promover encontros entre pessoas com atuação em vários segmentos.

Durante a pandemia, o formato on-line foi experimentado, também com o intuito de vencer barreiras geográficas. Por isso, foi criado o “Sarau FioMultiCultural: Intercâmbio Fiopoético”, com participantes de estados além do Rio de Janeiro. E, independente da volta dos eventos presenciais, permanece o interesse nesse tipo de interação que o ambiente virtual permite.

Nesta edição, teremos Rio de Janeiro, com curadoria de Clécia Oliveira; Distrito Federal, com curadoria de Noélia Ribeiro; e Rio Grande do Sul, com curadoria de Manuela Dipp. Todas são poetas e organizadoras de eventos on-line. Além das curadoras, dois artistas de cada uma das regiões foram convidados por elas para somar nessa interação.


Não deixem de assistir e de interagir no evento no Facebook e nos comentários durante a live.

*Acesse mais informações sobre o evento: AQUI!


...........................................................................................................................


SARAU D4 – Arte Erótica
“Independência, Liberdade, Resistência!”

Depois de muita espera, teremos a 2ª edição do Sarau D4 no dia 10 de setembro, a partir de 19h30, no Palco Lapa – Rua da Lapa, 145, Centro. ENTRADA FRANCA.

*ACESSE:  EVENTO FACEBOOK

É uma realização da Fio Cultural Produções, sob coordenação de Clécia Oliveira.

O Sarau acontece na semana de comemoração da independência, num momento em que a resistência, nossa liberdade de expressão e de ir e vir precisam ainda mais de ênfase para continuarmos a viver em democracia e assegurarmos o respeito ao próximo, aos direitos, às diferenças e às diversidades.
A arte erótica é o carro-chefe deste encontro e a poesia é o fio condutor. Mas o evento é multilinguagens e teremos variadas manifestações artísticas no espaço.
Poderemos refletir sobre erotismo, sexo, sensualidade, prazer, amor, vida, liberdade, sociedade e arte - com tudo que nos proporciona!

Só não há lugar para desrespeito, preconceitos ou discriminações de qualquer tipo em relação a quaisquer pessoas ou grupos.


.............................................................................................



24/11/21- ENCONTRO FIO POÉTICO COM ANNA MARIA FERNANDES E ANGELLA WAINS!
Estas duas poetas-artistas vão apresentar suas mais recentes obras na quarta, 24 de novembro, às 19h, com transmissão pelo Canal Fio Cultural (YouTube). Em 2021, Anna Maria lançou “Quarenta Poemas de Quarentena” (Editora Caçadores de Sonhos) e Angella Waiss lançou Guizos da Inocência (Ventura Editora). Além de bate-papo sobre os trabalhos, veremos as poetas interpretarem seus poemas. O evento será comandado pela poeta e produtora Clécia Oliveira (Fio Cultural Produções).

É Literatura Brasileira! Poesia! Mulheres Fazendo Arte! Não perca!

*Acompanhe as informações no evento: https://www.facebook.com/events/350657310159863/
E
facebook.com/fiocultural
instagram.com/fiocultural

................................................................


14/10/21- ENCONTRO FIOPOÉTICO: ESPECIAL VIOLETA 19
21h, no Canal Fio Cultural (YouTube)

O livro “A Violeta Dezenove - Uma Transmutação Pandêmica”, de Val Mello e Jorge Ventura está completando um ano de lançamento. No Encontro Fiopoético (on-line), coordenado por Clécia Oliveira (Fio Cultural Produções), conversaremos com os autores sobre a obra, sobre os significados desse trabalho neste último ano e, é claro, teremos Poesia! E surpresas... Inspirados em uma das lendas da violeta, que começa a eclodir ao final do rigoroso inverno para florir irradiante na primavera, os autores costuram seus poemas de modo a exprimir o canto de amor sobre a saudade, de acalanto sobre a angústia, de equilíbrio sobre o desespero. A obra expõe os sentimentos de tantos humanos no planeta Terra, as dores da pandemia e a alegria suprimida pela ausência de parentes, amigos, vizinhos e conhecidos que se foram, sobrando aos demais a esperança de um novo florescer. É a mensagem de otimismo, escrita a quatro mãos, sob a força transformadora da poesia.

*Para mais informações, acesse: 
 Evento: https://www.facebook.com/events/565927081414617/ 
- facebook.com/fiocultural
- instagram.com/fiocultural

....................................................................................................................

01/10/21 - MOSTRA CINE FIO: ESPECIAL LUGAR DE MULHER, das 11h às 14h. Entrada gratuita.

Atividade durante o evento “Lugar de Mulher” 



Mostra audiovisual (on-line) que, além de filmes curtas-metragens, vai apresentar outros trabalhos que refletem as possibilidades do audiovisual e sua integração com outras linguagens. Haverá obras como videopoema, vídeo-performance, esquete cômica entre outras variações. Mulheres são as realizadoras de todas os trabalhos apresentados. Após a exibição dos filmes e vídeos, haverá roda de conversa com algumas das participantes dos vídeos. 

*Curadoria e Produção: Clécia Oliveira/Fio Cultural Produções.


SELECIONADAS

(Direção)

- Danddara (Ana Cristina Carvalho) – “Desaparecido”

- DeniseKosta – “Ir e Vírus”

- Flávia Muniz – “Pra você dançar”

- Hanna Cabral – “Pânico”

- Nina Tauile (Janaína abud Tauile) – “Caixa Preta”

- Quézia Lopes – “Lia”

- Roberta Chaves – “Meu super poder” e a Web Série “#GaleraDoBarulho” (Episódio O diário de Julia)

- Rochelle Lobo (Inimigos do Sarau) – “Os véus entre os mundos”

- Valéria Barbosa – Poesia


PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS

- Sandra Lima (Produção Executiva), com Malu Alves (Atriz Protagonista) – “Além do Mar Azul”

- Clécia Oliveira (Direção, Roteiro e Produção) – “Traçando um fio cultural no Rio de Janeiro” 

e “Transestória”

- Roberta Chaves (Atriz Protagonista) e Sandra Prazeres (Direção) – “Gota d’água” 

e “A mensagem”


*Saiba mais sobre as artistas e os filmes AQUI!

*Acesse outras informações da Mostra Cine Fio AQUI!

*Transmissão - Clique: YouTube Fio Cultural

*

EVENTO LUGAR DE MULHER – 01/10/21 (sexta), das 11h às 15h. Entrada gratuita.

Biblioteca Parque Estadual – Presidente Vargas, 1261, Centro/RJ e Mostra (on-line)



No evento “Lugar de Mulher”, que vai ocorrer no dia 1º de outubro (mês de conscientização “Outubro Rosa”), das 11h às 15h, na Biblioteca Parque Estadual, localizada no Centro do Rio de Janeiro/RJ, teremos palestras e debates sobre empreendedorismo da mulher negra e mulheres no samba, mostra de vários trabalhos artísticos e artesanatos, oficinas de origami, bonecas indígenas e de compostagem, contação de histórias, moda e brechó, mostra de audiovisual (ON-LINE) entre outras atividades.

Coordenação e Produção: Sandra Lima (SL Produções)

Coprodução: Clécia Oliveira (Fio Cultural Produções)

*Para acessar as atividades presenciais, serão exigidos comprovante de vacinação de pelo menos a 1ª dose e uso de máscara.

*A Mostra Cine Fio Especial Lugar de Mulher - exibição de obras audiovisuais será on-line, das 11 às 14h, e transmitida pelo Canal Fio Cultural (YouTube). Acesse AQUI!



*Conheça todas as participantes do evento clicando AQUI!

*Para mais informações: Evento Lugar de Mulher



Nenhum comentário:

Postar um comentário